O Partido Comunista do Brasil - PCdoB, reivindica para si a sucessão do Partido Comunista do Brasil criado em 1922 o “partidão”, e se assim o for, é o partido mais antigo do país. Essa divergência se dá porque o primeiro partido comunista foi criado no Brasil em 1922, inicialmente se denominava Partido Comunista do Brasil, porém, em 1961 mudou de nome para Partido Comunista Brasileiro (PCB), assim, o PCB seria o sucessor, porém, em 1962 um grupo dissidente liderado por João Amazonas, Maurício Gabrois e Pedro Pomar, que discordavam dos rumos do PCB, fundam o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), assim, poderemos encontrar relatos de que o PCdoB foi fundado em 1922 e outros que foi em 1962.
Dúvidas a parte, após o regime militar, o partido obteve seu registro no TSE em 1988, quando disputou suas primeiras eleições em Porto Alegre, e viveu uma história até hoje lembrada por aqueles que participaram destas eleições. O PCdoB, na época, com o número 24, concorreu a prefeitura com Raul Carrion e José Loguercio, que receberam parcos 2.671 votos; para a câmara de vereadores lançou 13 candidatos que juntos somaram 10.841 votos (a legenda somou mais 1.297 votos), entre eles Jussara Cony que recebeu 9.947 votos, sagrando-se a mais votada da cidade, porém, o partido não alcançou o quociente eleitoral, que em 1988 era de 20.652 votos, e assim o partido não conquistou uma cadeira no parlamento porto-alegrense. Após a apuração das eleições os jornais noticiavam: “Jussara Cony ganha mas não leva”. Nas eleições de1990 o PCdoB participa da coligação que venceu as eleições estaduais, elegendo Alceu Collares (PDT) ao governo, então, Jussara Cony é eleita deputada estadual com 32.136 votos, a quarta maior votação entre todos os deputados eleitos.
Em 1992 o PCdoB apoiou a candidatura de Cezar Schirmer (PMDB) e Mendes Ribeiro Filho (PMDB) que disputou o segundo turno e, impulsionados pela liderança de Jussara Cony, lançou 13 candidatos a vereador coligados com o PMDB, e elegeu a então militante da UJS e estudante de pedagogia da UFRGS Maria do Rosário, com 25 anos, a mais votada da coligação com 7.555 votos, a quarta maior votação entre os eleitos, e Raul Carrion ficou na primeira suplência por uma diferença de 152 votos para Clênia Maranhão. Porém, um ano após assumir o mandato, Rosário trocou o PCdoB pelo PT, gerando grande indignação nos militantes do partido.
Em 1996, após ser reeleita para a assembleia, Jussara Cony concorreu a vice-prefeita na chapa encabeçada por Vieira da Cunha (PDT), porém o PCdoB vivia dificuldades após a saída de Maria do Rosário que ficou com o mandato conquistado pelo partido, então lançou apenas dois candidatos a vereador, David Fialkow e Leia Mara Ortiz, não elegendo representante na câmara.
Em 2000, o PCdoB começa sua reconstrução em Porto Alegre, Participa da chapa da Frente Popular encabeçada por Tarso Genro (PT) e João Verle (PT) e na proporcional lança a candidatura única de Raul Carrion na coligação composta por PT/PCB/PSB/PCdoB, que elegeu 12 vereadores, Raul Carrion como o quarto mais votado da coligação o oitavo da cidade com 8.508 votos.
Em 2004 o PCdoB, novamente na Frente Popular, com a chapa majoritária composta por Raul Pont (PT) e Maria do Rosário (PT), derrotada no segundo turno por José Fogaça (PPS) e Eliseu Santos (PTB), elege Raul Carrion e Manuela D’Ávila, mais uma aposta oriunda da UJS, como quarto e oitava mais votados da cidade com 11.651 e 9.498 votos, respectivamente. Nascia aí a comunista mais pop do partido, que viria a se tornar um grande fenômeno de votos.
Dois anos depois, nas eleições de 2006, Jussara Cony concorre ao governo do estado como vice de Olívio Dutra, e Manuela D'Ávila é eleita a primeira deputada federal do PCdoB no Rio Grande do Sul com 271.939 votos, a mais votada entre todos os candidatos (o que veio a se repetir em 2010 quando recebeu incríveis 482.590 votos) e Raul Carrion, deputado estadual, então entre 2007 e 2008 o PCdoB fica sem representação na câmara por um bom motivo, a eleição de seus dois vereadores.
Em 2008 o PCdoB lança Manuela D’Avila como candidata a Prefeitura em uma coligação formada por PCdoB/PPS/PR/PTdoB/PMN/PSB/PTN tendo Berfran Rosado (PPS) como candidato a vice. Nas eleições para a câmara de vereadores o PCdoB lança 24 candidatos na coligação formada por PR/PCdoB/PTdoB/PMN/PPS que elegeu três vereadores todos do PPS e o PCdoB ficou sem representação.
Em 2012 nova candidatura de Manuela D’Avila a prefeitura, em uma coligação formada por PCdoB, PSD, PSB, PSC, PHS tendo Nelcir Tessaro (PSD) como candidato a vice, ficando na segunda colocação na eleição vencida por José Fortunati (PDT) no primeiro turno; na eleição para a câmara lançou 56 candidatos elegendo João Derly e Jussara Cony, com 14.038 e 5.686 votos respectivamente.
Nas últimas eleições em 2016, o PCdoB decidiu por não lançar novamente Manuela, e indicou Silvana Conti para compor a chapa encabeçada por Raul Pont (PT) como candidata a vice. Para a câmara o partido lançou 22 candidatos porém não conseguiu eleger nenhum vereador, e por isso, atualmente, está sem representação na câmara de vereadores de Porto Alegre
2020 é um recomeço para o PCdoB, porém, o partido se preparou para essa disputa com a candidatura de Manuela D'Ávila a Prefeitura, desta vez contando com o apoio do PT que, apesar do momento difícil que vive, mais fortalece do que enfraquece sua candidatura, já que nas eleições que disputou sem o apoio do PT Manuela alcançou 15.35% e 17,76% dos votos respectivamente, e o PT no seu pior resultado recebeu cerca de 10% dos votos, portanto, a soma dos eleitores fiéis dos dois partidos podem ser decisivos para colocar Manuela no segundo turno, e com isso um bom desempenho na legenda, que recebeu mais de 10 mil votos nas duas vezes em que o partido teve candidatura própria à prefeitura.
Nestas eleições a nominata do PCdoB vem bem renovada e fortalecida; dos candidatos que concorreram em 2016 apenas o líder comunitário José Antônio da Silva Bitencourt “Chimia Bitencourt” e a também líder comunitária da zona norte Sueli Marilene Dihel Ermel estão na atual nominata de 37 candidatos.
Sem contar com Jussara Cony, a aposta do partido para 'puxar' a votação é Abigail Pereira que nas eleições de 2018 foi candidata ao senado e recebeu 970.286 votos,158.140 deles em Porto Alegre. O PCdoB que na maior parte de sua história teve mulheres a frente de sua representação, conta ainda com a líder comunitária da vila cruzeiro Bruna Rodrigues que concorreu a deputada estadual e recebeu 12.985 votos, 9.790 em Porto Alegre; a sanitarista e educadora social, Daiana Santos, idealizadora e coordenadora do Fundo das Mulheres POA; a ativista pela causa animal Cassielli Portal, idealizadora da Cassi Pets; a estudante e pesquisadora na UFRGS, Paxuca Sanchez; e a estudante Vitória Cabreira, Presidente da UMESPA (União Metropolitana dos Estudantes de Porto Alegre).
O PCdoB apresenta também três candidaturas coletivas que chegaram com tudo nesta eleição, principalmente nas siglas de esquerda.
CUCA CONGO, coletivo de mulheres negras, professoras, municipárias e mães, representadas por Luciane Pereira da Silva “Luciane Congo”, e formado ainda por Carolina Chagas, Estela Benevenuto e Carmem Jecy;
ROBERTO BANCADA ATIVISTA, coletivo da Parada de luta LGBTI de Porto Alegre, representados pelo apresentador da parada, Roberto Seitenfus, coordenador do grupo desobedeça LGBT, e composto ainda por Ester Diamonds, MC Lary, Biel Quadradinho e Maria Regina Pouzer;
GIOVANI E MOVIMENTO COLETIVO, coletivo de jovens representados pelo estudante de ciências sociais Giovani Culau Oliveira, presidente da UJS - União da Juventude Socialista no Rio Grande do Sul, formado ainda por Gerusa Pena, Tássia Amorim, Fabíola Loguercio, Gabriela Silveira, Vivian Ayres, Airton Silva, Paolla Borges e Alessandro Varela, o grupo utiliza o número 65656, que ficou conhecido pela candidatura de Manuela D’Ávila em 2004.
O PCdoB traz também um velho conhecido da política porto-alegrense em sua nominata, Hélio Corbellini, que aos 78 anos surpreende a todos com sua disposição e vitalidade para disputar uma eleição, com o objetivo de ocupar novamente uma cadeira na câmara de vereadores; Corbellini foi secretário do município na administração de Olívio Dutra e vereador na década de 90, depois de um longo período afastado das urnas, disponibiliza seu nome à escolha do povo.
Com fortes laços com os movimentos sociais a nominata traz ainda os nomes de Christian Ozorio Kloppemburg, advogado público, com trajetória de militância na UMESPA, UGES, UBES, UNE, UAMPA, com passagens pela FASC, DEMHAB e SMOV, e atualmente atuando na área de meio ambiente; o jovem líder comunitário do Parque do Maias Erick Dênil, ex-presidente da UMESPA; o administrador, produtor cultural e ativista social Jean Andrade, fundador da Alvo Cultural e ex-presidente da Federação Gaúcha de Skate (FGSKT); o artesão, expositor no Brique da Redenção, Marco Antônio Darkiewicz, diretor da Contraponto - Associação de Produtores da Economia Solidária, e da Associarte; e o músico, DJ e chef de cozinha, Júlio Ritta, idealizador do coletivo Cozinheiros do Bem - Food Fighters, que serve refeições para moradores de rua.
A nominata do PCdoB conta ainda com a cantora Giovana Pytton, mulher trans, ativista da causa LGBTQI+, microempreendedora e ialorixá; o municipário José Francisco Espírito Santo, servidor da Guarda Municipal de Porto Alegre; a cobradora da Carris Rosangela Machado “Rô do T Seis”; o turismólogo Moreno Brasil, consultor em captação de recursos e execução de projetos, conselheiro estadual de cultura; o servidor federal do TRT 4, Ramiro Lopez, militante e dirigente sindical; e o servidor público da secretaria estadual de saúde Nelcir Andre Varnier;
Completam a nominata os professores Flávio Müller Guerreiro, ex-diretor da Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha e Ricardo Vieira, que ajudou a fundar o grupo A Fome Tem Pressa, que atua em Porto Alegre desde 2018, distribuindo comida aos moradores de rua, cestas básicas e arrecadando roupas para as famílias carentes; o bancário Rodrigo Hehns, graduado em ciências atuariais pela UFRGS e especializado administração pública e gerência de cidades; o líder comunitário da zona norte, Cândido Acosta, comerciante, ex-conselheiro tutelar; Nilo Martins; o servidor público e administrador Paulo Henrique; o comerciante Helinho Grigolo, ex-atleta de futebol; a líder comunitária Maria Inês Rodrigues; o comerciante e artista gráfico Guilherme Moojen; e o bancário Marcus Vinícius Vianna.
Não é necessário que se tenha uma bola de cristal para crer que o PCdoB voltará a ter representação na câmara de vereadores de Porto Alegre na próxima legislatura, e Glasnost ousa afirmar que o partido voltará a ter uma bancada, o que resta saber se será de um ou mais vereadores, e não seria exagerado se forem pelo menos dois.
Glasnost seguirá acompanhando as movimentações do PCdoB após a homologação das candidaturas e a campanha eleitoral. Acompanhe, e se gostar, curta, comente e compartilhe!
Lista dos candidatos do PCdoB com os respectivos números conforme registro no TRE
ABIGAIL PEREIRA - DILCE ABGAIL RODRIGUES PEREIRA - 65123
ADILSON ALVES - ADILSON RODRIGUES ALVES - 65777
BRUNA RODRIGUES - BRUNA LIEGE DA SILVA RODRIGUES - 65651
CANDIDO ACOSTA - CANDIDO IVAN RIBEIRO ACOSTA - 65010
CASSIELLI PORTAL - CASSIELLI PORTAL DE OLIVEIRA - 65184
CHIMIA BITENCOURT - JOSE ANTONIO DA SILVA BITENCOURT - 65666
CHRISTIAN DO MEIO AMBIENTE - CHRISTIAN OZORIO KLOPPEMBURG - 65888
CUCA CONGO - LUCIANE PEREIRA DA SILVA - 65165
DAIANA SANTOS - DAIANA SILVA DOS SANTOS - 65020
ELISÂNGELA RIGER - ELISÂNGELA JARDIM RIGER - 65333
ERICK DÊNIL - ERICK DÊNIL MACHADO PIMENTEL - 65444
ESPIRITO SANTO - JOSE FRANCISCO ESPIRITO SANTO - 65100
GIOVANA PYTTON - GIOVANA BECKER MORAIS - 65865
GIOVANI E MOVIMENTO COLETIVO - GIOVANI CULAU OLIVEIRA - 65656
GUILHERME MOOJEN - JORGE GUILHERME NACUL MOOJEN FILHO - 65420
HELINHO GRIGOLO - HELIO FRANCISCO BARREY GRIGOLO - 65227
HELIO CORBELLINI - HELIO CORBELLINI - 65456
JEAN ANDRADE - JEAN FELIPE ALMEIDA DE ANDRADE - 65662
JULIO RITTA - JÚLIO CORRÊA RITTA FILHO - 65432
LUCIANA DOS SANTOS - LUCIANA DOS SANTOS FREITAS DA SILVA - 65321
MARCO ANTONIO - MARCO ANTONIO DARKIEWICZ - 65056
MARCUS VIANNA - MARCUS VINÍCIUS DA SILVA VIANNA - 65065
MARIA INÊS RODRIGUES - MARIA INÊS RODRIGUES DOS SANTOS - 65112
MORENO BRASIL - MORENO BRASIL BARRIOS - 65013
NELCIR ANDRE - NELCIR ANDRE VARNIER - 65999
NILO MARTINS - NILO AGOSTINHO MARTINS - 65200
PAULO HENRIQUE - PAULO HENRIQUE SOUZA DA SILVA - 65069
PAXUCA SANCHEZ - PAXUCA BARCELLOS SANCHEZ - 65180
PROFESSOR RICARDO VIEIRA - RICARDO DE OLIVEIRA VIEIRA - 65692
PROF FLÁVIO MÜLLER GUERREIRO - FLÁVIO BRECHER MÜLLER - 65300
RAMIRO LOPEZ - RAMIRO SANTANA MORENO LOPEZ - 65653
ROBERTO BANCADA ATIVISTA - ROBERTO SCHNEIDER SEITENFUS - 65652
RÔ DO T SEIS - ROSANGELA APARECIDA PIRES MACHADO - 65006
RODRIGO HEHNS - RODRIGO HEHN - 65600
SUELI - SUELI MARILENE DIHEL ERMEL - 65625
VITÓRIA CABREIRA - VITÓRIA DA SILVA CABREIRA - 65555
ZECA MEDEIROS - JOSÉ LUIZ MENDES MEDEIROS - 65413
Hozzászólások