top of page
  • Glasnost

Será que o PSDB fará sua maior bancada da história?

Atualizado: 11 de nov. de 2020

Nas eleições de 2016, embora tenha eleito o Prefeito de Porto Alegre, o PSDB elegeu apenas um vereador, Ramiro Rosário, portanto, pouco pode auxiliar o Prefeito Nelson Marchezan Júnior em sua missão de governar Porto Alegre.


Marchezan viveu bons e maus momentos na sua relação com a câmara de vereadores, o que lhe rendeu situações como a dificuldade de aprovar projetos, e mais recentemente a abertura de processo de Impeachment, há pouco mais de três meses da eleição.


Analisando a evolução histórica do PSDB encontramos algo interessante, pois, mesmo que o partido já tenha governado o país entre 1995 e 2002, com Fernando Henrique Cardoso, e o Estado do Rio Grande do Sul entre 2007 e 2011 e agora; embora seja considerado um dos grandes partidos do país, até 2018 o principal antagonista do PT nas eleições, aqui em Porto Alegre o PSDB sempre teve dificuldade de eleger uma grande bancada na Câmara de Vereadores.


Em 1988 o recém criado PSDB disputou as primeiras eleições em Porto Alegre, quando sua nominata foi encabeçada por Caio Lustosa que obteve a 23ª maior votação entre os candidatos a vereador, porém, não conquistou uma cadeira porque o partido não alcançou o quociente eleitoral, fato que se repetiu na eleição de 1992, quando o Professor Regis Gonzaga obteve a 11ª maior votação e também não conseguiu se eleger. A não eleição do Professor Regis é, juntamente com a de Jussara Cony do PCdoB em 1988, umas das mais lembradas ‘injustiças’ da fórmula eleitoral das eleições de Porto Alegre.


Após ter feito história em 1982, como o primeiro vereador eleito pelo PT, em 1993, Antônio Hohlfeldt, migrou para o PSDB. Em 1996 tornou-se o primeiro vereador eleito pelo PSDB em Porto Alegre, juntamente com Cláudio Sebenelo e Annamaria Negroni

A primeira bancada do PSDB só foi eleita em 1996 e com um detalhe interessante: o primeiro vereador eleito pelo PSDB em Porto Alegre foi Antônio Hohlfeldt. Sim, o mesmo que em 1982 foi o primeiro vereador eleito pelo PT na história do partido no RS. Além dele o PSDB elegeu Cláudio Sebenelo e Annamaria Negroni, que veio a ser cassada em 1999 por "exigir para si, indevidamente, parcela dos vencimentos (salários) de servidores lotados em seu gabinete", ou seja, a prática de "caixinha", ou "rachadinha", como é chamada no Rio de Janeiro, e que recentemente ficou conhecida pelo caso de Fabrício Queiróz que operava um sistema de arrecadação no gabinete de Flávio Bolsonaro. No caso de Annamaria Negroni, ela mesmo fazia a arrecadação e essa prática lhe custou o mandato. Foi a primeira, e única, vereadora cassada pelos próprios vereadores em Porto Alegre. A bancada do PSDB, eleita em 1996, foi a maior bancada do partido até agora.


Em 2020, o PSDB terá o desafio de reeleger o Prefeito e eleger uma boa bancada na câmara, para isso, o partido trabalha para apresentar um nominata de 52 candidatos. Entre os nomes que tivemos acesso estão, além de Ramiro Rosário e Moisés Barboza, o "Maluco do Bem", que substituiu Ramiro na maior parte do período em que ficou afastado para ocupar o cargo de Secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, estão quatro dos candidatos mais votados do partido em 2016, Lourdes Dallacort, Henry Ventura, Amâncio Ferreira e Fernanda Machado. Juntos, esses candidatos deram ao partido 13.058 votos na eleição passada. Pressupondo que venham a repetir e até ampliar suas votações, acreditamos que apenas a votação deste nomes garantiriam a manutenção de pelo menos um vereador do PSDB na próxima legislatura.


Em 2016 o PSDB lançou 12 candidatos. Destes, sete pretendem disputar a eleição pelo partido esse ano. Moisés Barboza, Fernanda Machado, Ramiro Rosário, Henry Ventura, Amâncio Ferreira, Lourdes Dallacort

Claro que o PSDB não pretende eleger apenas um vereador em Porto Alegre nestas eleições, e para reforçar a nominata espera contar com outras candidaturas que possibilitem o partido alcance o objetivo de igualar, e até superar, a bancada eleita em 1996.


Uma das estratégias do partido foi buscar nomes que concorreram por outras siglas em eleições anteriores. Essa prática é muito comum e, entre uma eleição e outra, candidatos que não conquistaram um mandato acabam mudando de sigla com o intuito de se reforçar para uma nova tentativa.

Fabiano Souza, Jorge Meio Kilo, Kaká D'Avila, Aldo Borges, Vinicius Escobar e Gilson Padeiro, são alguns dos 'reforços' que o o PSDB foi buscar em outras siglas para fortalecer sua nominata.

Entre os nomes que o PSDB buscou entre as outras legendas estão Gilson Padeiro, suplente de vereador que concorreu pelo PPS em 2016 e obteve 2.827 votos; o ídolo colorado Fabiano Souza, o "Uh Fabiano", que concorreu pelo PCdoB em 2012 e recebeu 2.424 votos; do PP vieram Aldo Borges, Vinícius Escobar e Kaká D'avila que em 2016 receberam 1.183 votos, 1.276 e 717 votos respectivamente; Jorge Corrêa - "Meio Kilo" , concorreu em 2008 e 2012 pelo PSB, ficando como suplente com 1.736 votos e 1.244 votos.

Paulo Borges e Políbio Figueiredo Braga

O partido também aposta em nomes do jornalismo como o de Paulo Borges, que em 2006, após deixar a RBS TV, elegeu-se o deputado estadual mais votado do Rio Grande do Sul, pelo PFL/DEM, com 113.151 votos, porém, nas eleições seguintes viu sua votação despencar, e após se reeleger em 2010 com 36.751 votos, em 2014 alcançou apenas a 123º votação com 13.716 votos. 2020 marca o retorno do "homem do tempo" às urnas. O PSDB traz ainda o Jornalista Políbio Figueiredo Braga, filho do jornalista e político Políbio Braga; Políbio filho fez carreira no jornalismo corporativo em uma empresa de telefonia e estreia nas urnas este ano.


Mas não é só em nomes 'conhecidos' e que já disputaram eleições que o PSDB aposta. Apoiado na estrutura de estar governando o município, o partido também apresenta uma série de nomes que estarão estreando nas eleições esse ano, como os dos ex-secretários de Planejamento e Gestão de Porto Alegre Paulo de Tarso Pinheiro Machado e José Parode; Daniel Boeira, coordenador Municipal da Unidade de Direitos da Diversidade Sexual e Gênero de Porto Alegre; a coordenadora do programa PIM-PIA (Primeira infância Melhor / Porto Infância Alegre), enfermeira Tatiane Bernardes e Neiva Chaves articuladora da FASC no território Centro; e da ex-presidente da Carris, Administradora Helen Machado, que teve sua gestão bastante elogiada.

Daniel Boeira, Helen Machado, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, Neiva Chaves, José Parode e Tatiane Bernardes, são candidatos que o PSDB foi buscar dentre os quadros da administração de Nelson Marchezan Junior

A nominata traz ainda os nomes dos jovens Matheus Xavier, Presidente da Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul AERGS e ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes da PUCRS (2017-2018); Nycollas Theodoro Nitibailoff, estudante de Serviço Social da UFRGS; Lucas Fuhr ex-Secretário de Estado Adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do governo Eduardo Leite e Presidente do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor – CEDECON; e a economista e estudante de direito, servidora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Miriam Dornelles.

Nycollas Nitibailoff, Miriam Dornelles, Lucas Fuhr e Matheus Xavier, representam a juventude na chapa do PSDB

A nominata do PSDB conta ainda com as ativistas da proteção dos animais Ana Tóppor e Gládis Klein; Claudio Franzen, ginasta ex-campeão mundial, coordenador de esporte e lazer de Porto Alegre, que em 2018 concorreu a deputado estadual; André Estrela, sócio proprietário da Squadra Strela - Treinamento Físico; o sociólogo e cabeleireiro Clodi Dias Fernandes; o fotógrafo José Gilberto Machado, o Beto Boca, que concorreu em 2012 e recebeu 621 votos; a administradora da área de RH Laira Seus; o editor do site POA 24 horas Gervasio Gonçalves "Gê do POA 24 horas"; o presidente da Federação Rio-grandense de Deficientes Físicos do RS, Rotechild Santos Prestes, o "Roth da acessibilidade"; o Conselheiro Tutelar de Porto Alegre Marcelo Bernardi;

Marcelo Bernardi, Laira Seus, Clodi Fernandes, André Estrela, Roth da Acessibilidade, Beto Boca, Jânio Júnior, Cláudio Franzem, Gê do POA 24 horas e Gládis Klein, representam diversos setores da sociedade.

Destacamos ainda as candidaturas da Presidente do Tucanafro/Porto Alegre, a advogada Andréa Campos, que atua há 21 anos na área do Direito do Trabalho e Empresarial; da líder comunitária Canaan da Rocha Farias; o jogador Jonas Digaô; o advogado Luciano Marques da Rosa que foi candidato a deputado federal pelo PPS em 2018 e fez 4144 votos 1342 em Porto Alegre; Jânio de Medeiros Junior ex-assessor da deputada Zilá Breitenbach; Paulinho UniSamba e do Babalorixá Ricardo de Oxum.

Canaan Farias, Luciano da Rosa, Andréa Campos, Ricardo da Oxum, Paulinho Unisamba e Jonas Digaô, reforçam a nominata do PSDB

Se em eleições passadas o PSDB teve dificuldades para formação de uma bancada na Câmara Municipal de Porto Alegre, este ano, turbinado pela conquista da prefeitura em 2016, aparentemente conseguiu formar uma conjunto de nomes que poderá levar o partido a conquistar uma bancada com certa tranquilidade. Esse é um ano atípico, e muito provavelmente os candidatos terão dificuldades de acessar os eleitores, e o horário eleitoral e as redes sociais serão fundamentais. Não sabemos ainda a situação que estará a pandemia no dia 15 de Novembro, quando será realizado o primeiro turno, mas as chances do PSDB alcançar, e quem sabe até superar, o desempenho de 1996 são grandes.


Essa é a primeira publicação acompanhando a mobilização dos partidos para as eleições de 2020 em Porto Alegre. Seguimos "garimpando" os nomes para trazer aos nossos leitores um panorama partidário. Siga nos acompanhando, em breve mais novidades!

Atualizado em 28.09.2020


Lista dos candidatos do PSDB com os respectivos números conforme registro no TRE


ALDO BORGES - ALDOIR MACHADO BORGES - 45118

ANDRÉA CAMPOS - ANDREA DA COSTA CAMPOS - 45456

BETO BOCA - JOSÉ GILBERTO MACHADO - 45600

CANAAN FARIAS - CANAAN DA ROCHA FARIAS - 45786

CARLOS ROSA - CARLOS ADÃO DA ROSA SILVA - 45545

CHICO DO IPÊ - AIRTON LUIZ PEREIRA DE PEREIRA - 45457

CLAUDIO FRANZEN - CLAUDIO RENATO COSTA FRANZEN - 45100

CLODI DIAS - CLODIMAR DIAS FERNANDES - 45200

CONSELHEIRO MARCELO BERNARDI - MARCELO RODRIGO BERNARDI - 45170

CRISTIANE PACHECO - CRISTIANE PACHECO - 45878

DANI BOEIRA - DANIEL SILVA DOS SANTOS - 45451

ENFERMEIRA TATIANE BERNARDES - TATIANE PIRES BERNARDES - 45800

FABIANA LAFORTUNA - FABIANA LAFORTUNA MACEDO - 45145

FERNANDA MACHADO - FERNANDA MACHADO INÁCIO - 45777

GÊ DO POA VINTE E QUATRO HORAS - GERVASIO DE PAULA GONÇALVES - 45024

GILSON PADEIRO - GILSOMAR DA SILVA - 45745

GLADIS KLEIN - GLADIS ELIANE KLEIN SILVA DE SOUZA - 45666

HELEN MACHADO - HELEN DOS SANTOS MACHADO CALLEYA - 45000

HENRY VENTURA - HENRY CICILIANI COSTA VENTURA - 45045

INSPETORA ANA TOPPOR - ANA MARIA DE ABREU TOPPOR - 45762

IZOLDA DODA - IZOLDA DE MATOS GIRAUDO - 45245

JANIO MEDEIROS JR - JANIO MEDEIROS JUNIOR - 45345

JONAS DIGAÔ - JONAS LIMA DA SILVA - 45055

JORGE CORRÊA MEIO KILO - JORGE DA COSTA CORRÊA - 45700

KAKA D'ÁVILA - CARLOS HENRIQUE BASTOS D'AVILA - 45333

LAIRA SEUS - LAIRA TERESINHA CORREA SEUS - 45911

LOURDES DALLACORT - MARIA DE LOURDES DALLACORT ZAMPIERON - 45123

LUCAS FUHR - LUCAS SALOMÓN DA SILVA FUHR - 45455

LUCIANO ROSA - LUCIANO MARQUES DA ROSA - 45225

MARCIO MENEZES - MARCIO DAL BELLO DE MENEZES - 45222

MATHEUS XAVIER - MATHEUS DA LUZ XAVIER - 45111

MIRIAM ECONOMISTA - MIRIAM DE OLIVEIRA DORNELLES - 45999

MOISÉS BARBOZA MALUCO DO BEM - MOISÉS DA SILVA BARBOZA - 45900

NEIVA CHAVES - NEIVA CONCEICAO DIAS CHAVES - 45444

NILSA DE FIGUEIREDO - NILSA TEREZINHA CAPIEM DE FIGUEIREDO - 45945

NYCOLLAS NITIBAILOFF - NYCOLLAS THEODORO NITIBAILOFF DA SILVA - 45022

PAI RICARDO DA OXUM - RICARDO SANTOS DA SILVA - 45611

PARODE - JOSÉ ALFREDO PEZZI PARODE - 45500

PASTOR AMANCIO FERREIRA - AMANCIO DOS SANTOS FERREIRA - 45555

PAULINHO UNISAMBA - PAULO RICARDO MACHADO DE MELLO JUNIOR - 45888

PAULO BORGES O HOMEM DO TEMPO - PAULO ROBERTO DORNELLES BORGES - 45007

PAULO DE TARSO PINHEIRO MACHADO - PAULO DE TARSO GASPAR PINHEIRO MACHADO - 45845

PAULO MACHADO PC - PAULO CÉSAR MACHADO DE SOUZA - 45789

POLÍBIO BRAGA - POLÍBIO FIGUEIREDO BRAGA - 45017

PROFESSOR ANDRÉ - ANDRÉ ARRUDA GREGOSKI - 45645

PROFESSOR ESTRELA - ANDRÉ LUIZ ESTRELA - 45454

RAMIRO ROSÁRIO - RAMIRO STALLBAUM ROSARIO - 45678

ROTH DA ACESSIBILIDADE - ROTECHILD DOS SANTOS PRESTES - 45612

TONY LIMA - ANTONIO CARLOS LIMA - 45788

UH FABIANO - LUIZ FABIANO DE SOUZA - 45077

VENDELINO - VENDELINO GNEWUCH - 45010

VINÍCIUS ESCOBAR - VINICIUS DAMBROZ ESCOBAR - 45445

1.179 visualizações1 comentário

1 comentário


Moises Barboza
Moises Barboza
15 de mai. de 2021

Sim. Ao contrário do que a esmagadora maioria disse pra mim.... Elegemos a maior bancada de nossa história!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Curtir
bottom of page